PÁGINA INICIAL | NOTÍCIAS | EVENTOS | LOCALIZAÇÃO | NOSSOS CONTACTOS
Igreja » Junta de Freguesia do Carvalhal

A primeira capela a existir nestas terras foi construída na segunda metade do século XVIII ainda antes da criação da Freguesia.

Com a criação da Freguesia de Amparo houve necessidade de ampliar o templo.
Em 1875 a capela foi parcialmente destruída devido a uma explosão. Esta deu-se devido ao armazenamento de fogo-de-artifício para a festa anual de Agosto que tinha sido guardado na capela. Em 1877 foi reedificada e em 1890 a torre.
Com o crescimento da Freguesia houve a necessidade de expandir o templo. Foi então demolida a capela e construída a Igreja, iniciada em 1952 sob mandado do Presidente Adelino Duarte.

Esta atitude é hoje condenada por quem acha que foi apagada uma das raízes do Carvalhal mas defendida por aqueles que acham que a novos tempos se deve virar uma página.

Da capela resta apenas uma imagem.



O início do processo de construção remonta a uma acta de 01 de Março de 1942 onde o então Presidente Fernando da Costa Lima apresenta uma comunicação do Ministro das Obras Públicas onde era concebida uma verba de setenta e nove mil, quinhentos e cinquenta escudos para construção do novo templo. A verba terá sido dada pelo Fundo do Desemprego por determinação da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

A verba não foi suficiente e a construção foi suspensa devido a tempos de racionamento. Em 01 de Abril de 1942 foi lida uma carta por parte do Município da Sertã em que era anunciado o regime de racionamento de açúcar e arroz a partir do dia 01 de Abril.
Só então em 1952 foi dado início à construção do templo.
A 11 de Agosto de 1957 foi inaugurada com a presença do Bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Agostinho Moura.

Copyright © Junta de Freguesia do Carvalhal | Sertã - Todos os direitos reservados
Webdesign » Webjj-Webdesign