PÁGINA INICIAL | NOTÍCIAS | EVENTOS | LOCALIZAÇÃO | NOSSOS CONTACTOS
Telha, Joaquina de Jesus Vicente » Junta de Freguesia do Carvalhal
Na Serrada do Ribeiro existia um forno de telha de canudo cozida a lenha pertencente ao Sr. Joaquim Vicente da Serrada do Ribeiro.
Este era o único forno da Freguesia.


Conta a filha Joaquina de Jesus Vicente, aos seus 80 anos.
Foi feito pelo pedreiro José Alfaiate da Aldeia das Mulheres (velho) com ajuda dos filhos do Sr. Joaquim. Foi construído por volta dos anos cinquenta.

As telhas eram feitas de barro proveniente das terras do Sr. Joaquim, terras envolventes à habitação.
O barro era extraído e transportado por bois para uma eira. Aqui era peneirado em crives e depois, através de um engenho puxado por um burro, era moído. Enquanto isto, era também amassado com água.
O processo de moagem e amassar podia durar até 2 ou 3 horas.

Esta massa de pó de barro e água era depois retirada e estendida numa forma de telha. Depois de estar na forma deixava-se a secar na eira. Este processo de secagem podia durar 8 dias nos dias de mais calor.
Depois de seca, a forma com a massa era levada para dentro do forno. Depois de cheio fazia-se uma fogueira debaixo do forno, com lenha para deixar cozer a lenha durante 24 horas, sempre com a fogueira acesa.
Depois das 24 horas a fogueira era apagada e a telha permanecia no forno durante 8 dias. Depois deste processo estava pronta para vender.

Esta telha era vendida principalmente na freguesia.
O forno funcionou durante cerca de 10 anos, com um diâmetro de cerca de 1,5 m.
No mesmo forno também era cozido tijolo de dois furos, não o convencional, mas um mais pequeno. Este era utilizado para construir casas. Por ser pequeno era muito utilizado em decoração, como contorno de janelas, portas.
A venda da telha não se mostrou um bom investimento, acabando os filhos por deixarem.

Joaquina, filha do Sr. Joaquim Vicente da Serrada ainda hoje se lembra de transportar as formas barradas com a massa da eira até ao forno. Esta foi mais uma rapariga que não teve acesso ao ensino, sendo na altura “coisa de homens”.
Copyright © Junta de Freguesia do Carvalhal | Sertã - Todos os direitos reservados
Webdesign » Webjj-Webdesign